segunda-feira, maio 19, 2014

REFLEXÃO: O menino e o cachorro


Um menino entra na lojinha de animais e pergunta o preço dos filhotes à venda.
- Entre 30 e 50 dólares, respondeu o dono.
O menino puxou uns trocados do bolso e disse:
- Mas, eu só tenho 3 dólares… Poderia ver os filhotes?
O dono da loja sorriu e chamou Lady, a mãe dos cachorrinhos, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pelo. Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, com dificuldade, mancando de forma visível.
O menino apontou aquele cachorrinho e perguntou:
- O que é que há com ele? 
O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril (mancaria e andaria devagar para sempre).
O menino se animou e disse com enorme alegria no olhar… 
- Esse é o cachorrinho que eu quero comprar! 
O dono da loja respondeu: 
- Não, você não vai querer comprar esse. Se quiser realmente ficar com ele, eu lhe dou de presente!
O menino emudeceu e, com os olhos marejados de lágrimas, olhou firme para o dono da loja e falou:
- Eu não quero que você o dê para mim. Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo.
Na verdade, eu lhe dou 3 dólares agora e 50 centavos por mês, até completar o preço total.
Surpreso, o dono da loja contestou: 
- Você não pode querer realmente comprar este cachorrinho. Ele nunca vai poder correr, pular e brincar com você e com os outros cachorrinhos. 
O menino ficou muito sério, acocorou-se e levantou lentamente a perna esquerda da calça, deixando à mostra a prótese que usava para andar…
Olhou bem para o dono da loja e respondeu: 
- Veja… Não tenho uma perna… Eu não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso.

"Assim é na vida real, as vezes somos como o vendedor de cães. Ao ver alguém diferente achando que é imprestável sem ao menos analisar os valores da vida. No entanto, qualquer que seja o defeito de cada um, uma vez que saiba conviver com ele, adapta-se de forma a poder seguir seu caminho. Jamais coloque seu ponto de vista sobre qualquer diferença que alguém possa apresentar, cada um pode ter uma razão completamente diferente da sua. Aprenda a ver as situações de todos os ângulos possíveis antes de colocar seu próprio julgamento. Compreenda então as razões que motivam as pessoas a agirem de outra forma.
Busque a fraternidade de criar laços… Essa é a qualidade das nossas relações. A pessoa se define pelas relações qualificadas. A fraternidade ajuda a abrir mão de interesses puramente egoístas.
Com humildade que vem de ”Húmus”. A fecundidade que está no subsolo da vitalidade. A força escondida que faz tudo desabrochar. A capacidade de assumir o próprio tamanho sem aparentar ser maior e nem menor do que se é: é a arte de ser o que se é! É a consistência interna que dá tempo para que tudo fecunde, floresça, desabroche. O humilde se submete a qualquer condição. Tem coragem. A humildade está muito ligada ao mistério de cada um.
A justiça é a virtude que induz a cumprir o que é devido como exigência de ordem e harmonia. É fazer conscientemente o dever, o cumprimento, é retidão. É a disposição permanente e dinâmica ao bem-valor. É uma retidão em consonância com a verdade.
Leal é aquele que não se afasta do que realmente vale a pena. É a virtude que traz o companheirismo, dos que caminham juntos na mesma causa.
Respeito e Sensibilidade para perceber a verdade do outro(a), sua qualidade, sua tradição, sua bagagem, sua capacidade. Valorizar tudo e a todos. A beleza que você encontra no diferente de você mesmo é sua. É dizer: “A minha alma agradece por ter encontrado você!”
A Sabedoria vem de sabor. O sábio é aquele que sente o gosto de todas as experiências. Vai com sede e fome na busca intensa do que quer. É a arte de saborear a experiência da Vida. Oferece um conhecimento mais saboroso da verdade. É uma afinidade. A via é o paladar (no plano sutil). É ver com os olhos do próximo. É o conhecimento saboroso da verdade.
E a Simplicidade é a transparência do Humilde. A simplicidade é a revelação visível do húmus; isto é a emergência do Simples. A simplicidade se apoia numa experiência profunda. O simples é natural.
Seja natural.. seja simples.. seja.. você em sua essência.. seja o melhor de você com você mesmo e com o próximo com uma vida… Seja, humano.

Paz e bem a todos! 


Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=896210897070966&set=a.354789821213079.104427.352978081394253&type=1&theater. 

0 comentários:

Postar um comentário