segunda-feira, agosto 11, 2014

As mãos de Clara

Santa Clara de Assis

Leituras próprias franciscanas: 

Oséias 2, 16-17b,21-22;  2Coríntios 4,6-10.16-18;  João 15,4-10

 (Inspirado em  Les mains de Claire, de  Irmã Marie-France Becker, Clarissa)

Clara, irmã Clara,

    Menina ainda, estendias as mãos para os pobres. Imitavas a solicitude de Deus que  gostavas de chamar de “Pai das misericórdias”.  Tuas mãos abertas recolhiam as graças de Deus para depois derramá-las sobre as pessoas mais sofredoras da terra. De tuas mãos sempre correu o bálsamo que reconforta, cura e consola.
     Com tuas mãos, em toda simplicidade, realizavas tarefas simples e humildes. Tuas mãos limpavam as cadeiras das irmãs doentes. Preparavam o recipiente que era entregue aos frades esmoleres que iam  buscar óleo na cidade.  Tuas mãos lavavam os pés  das irmãs que serviram fora do mosteiro.  Esperando a volta delas perfumavas a água com plantas odoríferas.  Tuas mãos aliviavam o cansaço das irmãs que chegavam exaustas.
      Durante a noite, tuas mãos cobriam as irmãs  que corriam o risco de se resfriarem.  Com suavidade e delicadeza elas tocavam  o corpo das irmãs para que se levantassem para participar do ofício.
     Vejo-a nos dias de tua vida trabalhando com as mãos em finos tecidos, fazendo toalhas para as igrejinhas abandonadas.  Vejo-as preparando sanguíneos e corporais  para que  Santíssimo Sacramento fosse honrado da melhor maneira possível.
      Tuas mãos  traçam a cruz na fronte de Irmã Amada que estava doente. Com tuas mãos tomas o cibório com  o Corpo do Senhor e afugentas os sarracenos que querem invadir a casa.  Vejo tuas mãos escrevendo textos e cartas, texto da Regra e cartas para Inês de Praga.  Tuas mãos se abrem para receber a Regra aprovada pela Igreja.
         Benditas as tuas mãos, Irmã  Clara.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

Fonte: http://franciscanos.org.br/?p=65223

0 comentários:

Postar um comentário